O homem nômade vivia mudando-se de lugar em busca de alimentos e também procurando climas mais amenos.
Na Idade da Pedra Polida (Neolítico), os homens passaram a cultivar seus alimentos e a cuidar dos animais.
Por volta de 8000 a.C vilarejos de Jericó cultivavam trigo e cevada. A escolha dos grãos deve ter sido feita por causa do tamanho. Quanto maiores os grãos, mais fácil era a colheita e a moagem.
Junto com a agricultura, iniciou-se também a domesticação de animais.
A partir dessas culturas, o povo nômade começa a assentar-se e a criar uma rotina. A época da colheita deveria ser aproveitada, para que não houvesse o desperdício e para que houvessem estoques nas épocas de seca.
A domesticação de animais iniciou-se no Mediterrâneo. Os primeiros animais domesticados foram as ovelhas e cabras, pois eram mais fáceis de serem domesticadas. Uma ovelha obediente significava ter todo o rebanho sob controle.
Um dos fatores que culminou no cultivo de cereais foi a elevação dos mares, que alagaram as terras criando locais férteis para plantio.
No início, o homem cria uma sociedade comunitária com base no princípio da cooperação. A terra pertencia à Comunidade. Porém, os povos assentados depararam-se com o desafio de manter suas plantações e animais a salvo dos saques dos nômades, para os quais era muito mais fácil obter alimentos saqueando os celeiros e caçando os animais domesticados. Surgem então as tribos para a defesa das terras e dos alimentos, com a eleiçào de chefes para liderá-las.
Com o excedente da produção, iniciou-se um comércio rudimentar, baseado nas trocas de mercadorias entre as diversas tribos.
Com a maior sedentarização dos povos, e com o aumento do alimento, as populações cresceram de forma assustadora.
Talvez houvesse no mundo inteiro cerca de 10 milhões de pessoas até o início das lavouras e dos rebanhos. Por volta de 2000 a.C a população cresceu para 90 milhões, e na época de Cristo para cerca de 300 milhões.
Hoje, para se ter uma idéia, a população é de cerca de 6,6 bilhões de habitantes.
No Neolítico também houve a invenção da roda, confecção de tecidos e o desenvolvimento de barcas como meio de transporte. A arte tornou-se mais complexa, com as pinturas em cerâmica e esculturas, bem como inicia-se o culto à natureza, aos antepassados e à Deusa da fecundidade, relacionada à colheita.
Entre 5.000 e 4.000 a.C o homem aprendeu a usar o cobre, mais tarde o bronze (cobre + estanho), posteriormente o ferro, permitindo uma superioridade na conquista de territórios.
Fonte: Uma Breve História do Mundo - Geoffrey Blainey
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
tem uma coisa errada neste texto
o primeiro animal a ser domesticado pelo homem é o cachorro pois ele ajudava nas caças, viagens a noite,etc...
esta tudo serto vc que deve estar errada
Português mandou lembranças
Postar um comentário