segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PRÉ-HISTÓRIA - Parte I - OS PRIMEIROS HABITANTES

A pré-história é o período que se inicia com o surgimento do homem.

A humanidade tem pelo menos 3,6 milhões de anos. Na Tanzânia foram encontradas pegadas humanas que datam deste período.

A primeira evidência da evolução humana foi feita em Afar, na Etiópia, um esqueleto fossilizado datando de cerca de 3 milhões de anos (Lucy), de uma fêmea com características humanóides e de primatas. Este humanóide ficou conhecido como Australopitecus.

Há dois milhões de anos os seres humanos eram conhecidos como hominídeos. Viviam na África, principalmente na zona tropical, nas regiões do Quênia, Tanzânia e Etiópia.





A PRÉ-HISTÓRIA pode ser dividida em três períodos principais:


- PALEOLÍTICO - até 10.000 a.C


- MESOLÍTICO - de 10.000 a.C a 8.000 a.C


- NEOLÍTICO


Fonte: http://www.ff.ul.pt/paginas/jpsdias/Farmacia-e-Historia/img4.png

No início (Paleolítico), os hominídios eram nômades, viviam em grupos e migravam à procura de alimento, já que dependia da coleta e da caça. Era grande a incerteza em relação a se haveria alimento suficiente, e em relação aos ataques de animais.


No período também conhecido como da Pedra Lascada, principalmente os ossos eram lascados para servirem de ferramenta.Os instrumentos criados foram o anzol, o arpão, o arco-e-flecha e a lança. Neste período também o homem passou a utilizar o fogo, a linguagem oral e desenvolveu a arte rupestre.


Com a migração, acabaram indo para a Ásia, o que deve ter levado de 10 mil a 200 mil anos. Há cerca de 1,8 bilhão de anos o homem pisou no sudeste Asiático e China.


O surgimento da linguagem veio pelo desenvolvimento do cérebro, uma possível causa foi a ingestão cada vez maior de carne. Com o trabalho braçal, houve o desenvolvimento de algumas áreas do cérebro também.


Há que se destacar também a criação da religião e objetos de devoção e homenagem, frente às incertezas.


Por volta de 100 mil anos atrás, uma grande parte do globo ainda era desabitada. Aos poucos com as migrações eram descobertas ilhas acidentalmente. Há mais de 52 mil anos, a raça humano atracou na Nova Guiné-Austrália.


Como os grupos viviam em relativo isolamento, as línguas evoluíram separadamente, criando vários dialetos. Provavelmente havia uma língua mas elas divergiram com o passar do tempo.


Em 20.000 a.C a raça humana estava confinada em uma só massa de terra, que compreendia Europa, África, Ásia e América. Austrália e Nova Guiné formavam uma segunda massa de terra. As áreas habitadas eram as de clima mais quente, ficando as áreas mais geladas quase sem população.


As geleiras eram ativas e extensas. A América do Norte era praticamente só gelo. Parte da América Central era atingida por nevascas. Os pontos mais altos da América do Sul eram cobertos de neve.



****************************

Foi durante o período Mesolítico que a Terra começou a adquirir suas características atuais, com o fim da era das Glaciações. Neste período deu-se o início da sedentarização do homem, através do cultivo de animais e plantas.


Por volta de 5000 a.C os verões tornaram-se um pouco mais quentes, entre 12000 a.C e 9000 a.C houve derretimento de gelo, com alteração nos rios. Por volta de 7000 a.C tornou-se agradável habitar a África, os lagos e pântanos abundavam no Saara. O Rio Nilo tornou-se o mais longo do mundo ao juntar-se com o lago Vitória.


Entretanto, por volta de 3000 a.C as pessoas passaram a fugir do deserto que se expandia com enorme rapidez.


Por volta de 22000 a.C deve ter acontecido a travessia entre a Sibéria e o Alasca, iniciando o povoamento das Américas. Então, devem ter descido até o México onde o clima era mais favorável.


A população da América aumentou e por volta de 11000 a.C houve a travessia do istmo do Panamá, alcançando a América do Sul.


Os mares que subiam cada vez mais acabaram separando o continente Americano dos demais.


O Japão já havia sido habitado antes da subida dos mares. Cerâmicas datadas de 10500 a.C foram encontradas lá, e por volta de 5000 a.C as habitações impressionavam se comparadas com as do resto do globo.


O mar, como barreira para invasores, foi de extrema importância para as potências de hoje Japão e Estados Unidos. A Europa enfraqueceu com as guerras.



Fonte: Uma Breve História do Mundo - Geoffrey Blainey

Nenhum comentário: